Aplicativo Para Caminhoneiros: 6 Opções Funcionais!

A Era Digital já é realidade em quase todas – senão em todas – as áreas pessoais, socioeconômicas e, principalmente, profissionais. O uso dos famosos “apps” tem revolucionado a maneira como nos comportamos no mundo, agregando praticidade e agilidade em nossa rotina.

E com os motoristas de caminhões isso não é diferente! Hoje em dia já existem inúmeros aplicativos para caminhoneiros que auxiliam os condutores a encontrarem o melhor posto para abastecer, locais para dormir com tranquilidade e alguns deles dispõe até mesmo de recursos que não permitem o usuário dormir no meio do trajeto.

Incrível, não é mesmo? É por isso que nós da Trucão fizemos uma lista de 6 aplicativos que irão ajudar – e muito! – em seu dia a dia na estrada. É só continuar a leitura e conferir cada um deles!

Quais são os melhores aplicativos para motoristas de caminhão?

Foi-se o tempo em que as tecnologias eram utilizadas somente para lazer e comunicação. Nos dias de hoje, o uso de funcionalidades digitais na vida profissional representa quase que uma necessidade. Os aplicativos de rotas, por exemplo, são os mais conhecidos e começaram a ser usados por motoristas há bastante tempo, auxiliando-os em informações sobre trajetos, trânsito e acidentes.

Porém, esses não são os únicos sistemas tecnológicos existentes. Muito pelo contrário!

Foi pensando exatamente nas diversas funcionalidades que aplicativos para caminhoneiros podem oferecer a sua profissão, que nós separamos 6 deles para você conhecer e utilizá-los em seu dia a dia. Confira as opções selecionadas e depois conte nos comentários se elas foram úteis para você, viu? Queremos saber o que achou!

1 – Carrorama

Se o seu desejo é poder controlar de maneira dinâmica os gastos com o seu veículo durante uma rota de trabalho, o Carrorama é uma das melhores opções disponíveis em lojas virtuais de smartphones e tablets. Por meio dele você consegue calcular gastos com os pedágios, combustível, seguro e possíveis manutenções.

Os custos são todos orçados para que ao final você consiga analisar relatórios completos – e atualizados! – sobre cada uma das despesas com mais propriedade. E não pense que acabou! Alguns alertas são emitidos para que você seja lembrado da relevância de deixar o caminhão em dia.

O Carrorama está disponível no:

  • IOS (Apple);
  • Android.

2 – Truckpad

Na maioria das vezes, os caminhoneiros baseiam seus salários com base nos tipos de frete. E para esses casos, existe o aplicativo Truckpad. As empresas que utilizam o app inserem dados referentes a uma proposta de trabalho que necessita ser realizada a partir de rotas. Assim, os motoristas conseguem captar o perfil da companhia e solicitar que sejam escolhidos para exercer o percurso.

Essa é uma forma de localizar ofertas de serviço de modo muito mais simples, em especial quando você trabalha para alguma empresa, mas possui algum tempo livre na agenda. É uma maneira de utilizar esse hiato para conquistar mais capital financeiro.

O Truckpad está disponível para:

  • Google Play;
  • Android.

3 – Drive Awake

Sabemos que a carga horária de trabalho daqueles que trabalham na estrada é um pouco, digamos, caótica. O Drive Awake é uma solução inteligente nesses casos, já que a probabilidade de acidentes devido a sonolência no volante é alta.

Esse é um aplicativo que deve ser utilizado em smartphones, uma vez que o aparelho precisa ser posicionado no painel do caminhão de modo que a face do condutor consiga ser vista pela câmera frontal. Desse modo, o app realiza um rastreio facial e monitora os movimentos do motorista. Se houver qualquer alarde de sono, ele começa a emitir sinais sonoros para que ele volte a direção defensiva para não causar acidentes.

O aplicativo está disponível em:

  • IOS (Apple);
  • Android.

Atenção: é necessário ter cuidado ao dirigir, porque você pode colocar não só a sua vida em risco, mas a de outras pessoas também. Então, não conduza um veículo por horas indetermináveis, estabeleça um limite que seu corpo consiga aguentar e tenha qualidade de vida!

4 – AccuWeather

As mudanças climáticas interferem na direção quando estamos na estrada, principalmente na condução de veículos de grande porte. Para que nada saia fora do planejado, é necessário analisar qual será o clima durante o seu trajeto com o caminhão.

É aí que entra o AccuWeather, um aplicativo que dispõe de informações sobre temperatura, umidade, chuva e tempestades com bastante antecedência. Assim, antes de fazer uma viagem, você pode consultar os dados listados no app e garantir uma viagem segura.

O aplicativo está disponível em:

  • IOS (Apple);
  • Android.

5 – Waze

Colocar o pé na estrada com auxílio do Waze é sinônimo de praticidade e segurança. A pergunta sobre qual é o melhor aplicativo de GPS é recorrente, mas a resposta é simples: o app Waze está, sem dúvidas, entre os melhores da categoria. Pode apostar!

Por meio dele é possível determinar percursos em diferentes regiões do Brasil e do mundo, sem contar que é possível verificar obras, acidentes e congestionamento no caminho. Mas não acaba por aí! Sua interface é parecida com uma rede social, em que os motoristas podem trocar mensagens sobre o trajeto.

O aplicativo está disponível em:

  • IOS (Apple);
  • Android.

Lembre-se que você não pode utilizar o bate-papo enquanto está dirigindo, certo? Essa é uma infração gravíssima que, além de dispor de uma multa com preço bem salgado e vários pontos na carteira perante a nova regulamentação, pode ocasionar acidentes.

6 – Carteira Digital de Trânsito

Por fim, temos a nossa aclamada Carteira Digital de Trânsito. Esse aplicativo é uma verdadeira mão na roda quando o assunto é direção de carros, motos e caminhões. Contudo, especialmente para os caminhoneiros é um app que auxilia em possíveis percalços no meio da viagem.

Aliás, quem nunca perdeu a carteira de motorista durante um deslocamento, não é mesmo? A partir desse aplicativo sua habilitação está a apenas um clique de você. Portanto, se algo acontecer e sua carteira “sumir”, acalme-se e dirija com a CNH digital.

E aí, o que você achou da nossa seleção de aplicativos? Esperamos que ela seja útil para o seu dia a dia na estrada para que tudo saia conforme o planejado. Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais, outros profissionais do ramo podem ser contemplados com esse post.

Por hoje ficamos por aqui. Até o próximo!

Deixe um comentário