Basculamento de caminhão: o que é e como fazer com segurança

O basculamento de cargas é um procedimento feito pelo caminhoneiro que transporta produtos em um caminhão basculante. O nome complicado é só para dizer que a parte superior da carroceria se move para cima e para baixo, facilitando a descarga.

O nome básculo se refere a uma alavanca que é utilizada para movimentar algum objeto a longa distancia. Exatamente o que acontece no caminhão basculante, conhecido popularmente como caminhão-caçamba.

Como surgiu o caminhão basculante?

O primeiro modelo de caminhão com essa tecnologia foi fabricado pela Thornycroft no séc. XIX, que ficaram muito famosos durante a guerra. Mas os primeiros caminhões basculantes motorizados só iriam surgir por voltas dos anos 20 na América do Norte.

Esse modelo começou a ser produzido por pequenas empresas e estourou no mercado durante a Primeira Guerra Mundial pela sua utilidade para transportar cargas pesadas.

Até hoje ele é muito utilizado na construção civil, o que atrai novos caminhoneiros todos os anos para essa profissão. Mas existem procedimentos que muitos desconhecem ou não se atentam e acabam gerando acidentes.

Confira os procedimentos abaixo e garanta a qualidade e segurança do seu trabalho!

Como realizar esse procedimento da maneira correta?

O basculamento da carga é algo que os caminhoneiros mais antigos já decoraram como fazer, é um processo simples, mas com detalhes que, se não forem bem observados, podem acabar causando imprevistos. Veja alguns deles:

Fique de olho no terreno e no tempo

O terreno em que será realizado o procedimento deve ser firme e nivelado. Jamais faça o basculamento em terrenos desregulares onde é perceptível o desnível de um lado do caminhão em relação ao outro.

Assim que a carga começar a descer, a gravidade irá puxá-la para um dos lados da caçamba, mudando o centro de gravidade do caminhão. Isso pode fazer com que o veículo tombe para algum lado, colocando em risco a vida do motorista e de quem mais estiver perto.

Outro detalhe importante é a presença de fiação ou qualquer estrutura que possa entrar em contato com a caçamba assim que ela levantar. Isso é mais comum em construções civis, que normalmente ficam nos grandes centros.

Muito cuidado também com o tempo. A chuva pode deixar a carga mais pesada e comprometer a estabilidade do caminhão, o vento oferece grande resistência contra a caçamba e também pode levar a acidentes.

Confira sempre a tampa traseira

Esse é um procedimento que aparenta ser muito óbvio, mas é exatamente por causa disso que tantos acidentes acontecem. O motorista já fez o basculamento tantas vezes que acaba esquecendo de conferir coisas simples.

Se a tampa da caçamba não for aberta a carga se acumula no final do compartimento e pode fazer com que o caminhão “levante voo”, uma expressão usada quando as rodas da frente saem do chão.

Outra coisa que pode acontecer é a abertura forçada da tampa pelo peso da carga. O que é ainda mais perigoso. Se a frente do caminhão já estiver levantada a cabine vai descer com tudo.

Por isso, os motoristas desse tipo de caminhão devem tomar cuidado, principalmente com materiais para construção civil que, devido a sua densidade tem um peso que pode influenciar toda a estrutura do veículo.

Isole a área

Ao realizar o basculamento, lembre-se de sinalizar o local com cones. Esse procedimento apresenta vários riscos e deve sempre ser feito com o máximo de cuidado. Se você começou a subir a caçamba e percebeu alguma coisa estranha, não continue o processo.

É preciso ter certeza de que tudo está em ordem, tanto na hora de subir a caçamba quanto na hora de descer. Sempre siga os protocolos de segurança, mesmo que isso faça o trabalho demorar um pouco mais.

Mantenha a manutenção em dia

A manutenção preventiva do caminhão é ideal, assim você trata dos problemas antes mesmo que eles aconteçam. O serviço feito com esses veículos é extremamente exigente e força bastante as partes do veículo.

Se você perceber irregularidades enquanto opera seu caminhão-caçamba, não hesite em levá-lo para uma revisão. Também nunca tome atitudes imprudentes como dar tranco na caçamba ou carregar mais do que o permitido.

Tipos de caminhão basculante

Confira agora alguns modelos de caminhão basculante disponíveis no mercado.

  • Caminhão de lixo padrão
  • Caminhão basculante para semi-reboque
  • Caminhão pup (também conhecido como filhote de cachorro)
  • Caminhão basculante lateral
  • Caminhão basculante modelo articulado
  • Caminhão basculante com limpa-neve (pouco usado no Brasil)
  • Caminhão basculante próprio para mineração (fora de estrada)

Para fazer a compra correta, pesquise bastante sobre o ramo que você deseja seguir e converse com pessoas que já estão nesse mercado. Eles têm mais experiência na estrada e vão te ajudar a fazer a compra mais assertiva.

Se estiver pensando em trabalhar com transporte rodoviário, confira o guia completo que a QAP preparou para você. Queremos que sua experiência na estrada seja a melhor!

Deixe um comentário