Rodízio de pneus em caminhão: como e por que fazer? Entenda tudo!

No momento da rodagem é super importante fazer o rodízio de pneus, isso pois essa atitude pode gerar muita economia, além de proporcionar mais segurança no momento em que você está dirigindo, uma vez que os pneus em contato com a estrada tendem a serem desgastados com o tempo.

Assim, mesmo que o motorista faça revisões periódicas para cuidar da saúde dos pneus, é possível conseguir mais tempo de uso se você fizer o rodízio da maneira correta. Contudo, o problema está justamente nessa questão: como fazer o rodízio de pneus!

O QAP Caminhoneiro, blog da Trucão, pensando sempre na qualidade da direção de nossos leitores, bem como na economia que eles podem conseguir, elaborou um conteúdo completo explicando como você deve proceder para conseguir que o revezamento dos pneus seja uma atitude promissora!

Quer ficar por dentro de todo o assunto e sair daqui preparado para efetuar o rodízio dos seus pneus? Continue lendo o nosso conteúdo e descubra tudo sobre essa atitude que já é prática de muitos motoristas!

Qual a importância dos pneus?

Os pneus são um dos componentes mais importantes em um veículo, pois eles têm ação direta em proporcionar a tração necessária para que seu caminhão possa rodar, além de serem essenciais para frearmos quando for necessário.

Assim, como eles proporcionam estabilidade na pista, é importante que a saúde deles esteja sempre em dia. Com isso, pneus desgastados e considerados “carecas” podem afetar diretamente a direção e influenciar na segurança do motorista, principalmente quando se trata de um caminhão que esteja levando uma carga relativamente pesada.

Quando falamos da troca de pneus de caminhão, nós sabemos que o custo é bem mais elevado do que o de carros. Por isso fazer a manutenção de tempos em tempos é tão importante, já que assim é possível evitar acidentes e verificar quando é chegado o momento de fazer o que chamamos de rodízio de pneus.

Quer entender a necessidade de fazer o revezamento dos pneus do seu caminhão? Continue a leitura e confira na sequência todas as informações necessárias para começar a fazer o rodízio da maneira mais adequada!

Qual a necessidade de fazer o rodízio dos pneus do seu caminhão?

A intenção de fazer o rodízio dos pneus de seu caminhão está relacionada à necessidade de proporcionar que os desgaste aconteça de maneira igual, configurando que os pneus sejam gastos de maneira uniforme. Em se tratando de caminhões, isso se torna ainda mais necessário, já que o veículo possui pneus internos e externos.

Contudo, é importante ressaltar que muitos fatores levam ao desgaste dos pneus e é quase impossível conservá-los sempre novos. Assim, a qualidade da pista em que acontece a rodagem, a quilometragem, a quantidade de carga imposta, fatores climáticos e demais aspectos.

Com o rodízio não é possível fazer com que os pneus permaneçam intactos, – já que o desgaste irá acontecer de qualquer maneira, considerando que os pneus serão usados – é possível fazer com que eles resistam mais e permaneçam possíveis de serem utilizados por mais tempo.

Como fazer o rodízio dos seus pneus?

Para fazer o rodízio dos pneus do seu caminhão da maneira mais adequada é preciso observar as instruções que aparecem no manual do usuário do veículo. Lá você poderá ter acesso a todas as informações necessárias para saber quando é o momento de fazer o procedimento.

Além disso, é importante procurar ajuda técnica especializada para fazer o revezamento dos pneus, pois para poder rodar por aí após a manutenção é preciso que o caminhão esteja dentro das especificações da legislação de trânsito brasileira.

Contudo, não são em todos os casos que o rodízio é recomendado! Para pneus que não são da mesma linha e marca a troca não é recomendada. Além disso, em casos em que os pneus estão com desgaste irregular o revezamento não é indicado, mas sim que os antigos sejam substituídos por novos.

Rodízio de pneus: outras medidas importantes!

Para além da necessidade de fazermos o revezamento dos pneus de um caminhão, tendo em vista a importância da ação para manter a segurança na rodagem, outras medidas também são muito essenciais.

Assim, vale a pena pedir para o especialista verificar o balanceamento e alinhamento do veículo – atitudes que deveriam ser rotina – pois assim é possível prevenir possíveis danos no momento da direção, uma vez que esses procedimentos proporcionam mais segurança e estabilidade, concorda?

Agora que você entendeu tudo sobre quais as razões para fazer o rodízio dos seus pneus e como proceder com a troca, basta ir lá verificar no manual do seu caminhão se ele já está dentro dos limites de 10 quilômetros rodados. Passado isso, já é indicação o revezamento, certo?

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre trazemos informações sobre temas relacionados ao universo do caminhoneiro, tentando esclarecer a maioria das dúvidas possíveis. Aproveite e leia nosso post sobre evasão de pedágio e saiba tudo sobre o assunto! Até mais e te vejo na próxima!

Deixe um comentário

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Siga nossas redes sociais.