Quanto ganha um caminhoneiro? Tire suas dúvidas!

A profissão de caminhoneiro é sem dúvida uma das mais importantes socialmente, pois esses profissionais são responsáveis por levar comida e bebida para nossas mesas e manter os mercados, farmácias e demais estabelecimentos sempre munidos de produtos que são essenciais para o nosso dia a dia.

Assim, não faltam vagas para quem deseja trabalhar nessa área, mas o questionamento que fica é justamente o seguinte: quanto ganha um caminhoneiro? Essa explicação envolve muitas variáveis, por isso é preciso considerar todas elas para ter uma estimativa correta e assim ter certeza se trabalhar com o ramo atende suas expectativas.

Para que você consiga entender melhor tudo o que envolve a remuneração desse profissional das estradas, nós da Trucão desenvolvemos um conteúdo completo explicando para você tudo o que é necessário entender sobre a remuneração de um caminheiro!

Quanto ganha um caminhoneiro?

Antes de falarmos diretamente sobre o salário desse profissional, você já parou para pensar em tudo o que envolve esse ofício? Além de ser uma ocupação bastante agitada, tendo em vista que a vida desse profissional é na estrada, e ele também tem a missão de conseguir atender – sem demora – as demandas de entrega dos produtos que está carregando!

Por isso, além de ter que lutar contra o tempo, o caminhoneiro também combate os perigos da estrada, tendo que lidar com adversidades como um pneu furado, por exemplo! Dessa forma, antes de pensar somente se trabalhar com frete dá dinheiro, é necessário pensar em tudo o que está ligado a isso, concorda?

Perfeito! Agora que nós já te fizemos refletir um pouquinho, vamos falar sobre o salário desse profissional! Bem, em média – considerando o contexto brasileiro – a remuneração recebida por um caminhoneiro varia na faixa de 2 mil reais, tendo em vista uma jornada de trabalho de 44 horas, ou seja, de segunda a sábado!

Contudo, esse valor pode variar dependendo da localização, pois há estados que pagam mais, como São Paulo e Mato Grosso, que em média a remuneração pode passar dos 3 mil reais. Porém, essa estimativa leva em consideração – ainda – aqueles profissionais que trabalham em empresas privadas.

Esse cenário muda para aqueles caminhoneiros que trabalham de maneira autônoma – que possuem o próprio caminhão – pois nesse caso a remuneração pode passar de 7 mil reais, considerando a quantidade de carga transportada, bem como a distância do percurso.

Agora você deve estar pensando que vale a pena trabalhar como caminhoneiro, não é mesmo? No próximo tópico a gente tenta te ajudar e entender melhor a relação custo x benefício para esses profissionais. Continue a leitura e entenda!

Vale a pena ser caminhoneiro?

Como toda profissão, a de caminhoneiro também possui inúmeras dificuldades, e elas precisam ser consideradas em relação aos benefícios. Por exemplo, se você procura uma ocupação mais tranquila e que permita voltar para a casa às 18 horas, então sinto te informar que nesse caso você não iria se adaptar.

Além disso, é preciso considerar que nem sempre é possível rodar com o caminhão em vias revitalizadas e de qualidade, afinal de contas, existem diversas estradas com problemas, e o risco de um acidente de trânsito é real. Outro fator a se considerar são as despesas com manutenção, caso você possua um caminhão próprio e pretenda trabalhar como autônomo!

Um veículo automotor como esse possui diversos equipamentos necessários para um rodagem de qualidade e precisam de revisão sempre. Por isso, por mais que você considere o salário bom, lembre-se de considerar que você irá precisar fazer um acompanhamento periódico do seu caminhão para que ele não venha a ter qualquer tipo de problema.

Se você ainda assim continua achando que a profissão é uma ótima escolha para você, então siga em frente, pois trabalhar como caminhoneiro também permite que os motoristas conheçam diversas localidades, lugares diferentes e muitas vezes turísticos – o que não acontece com muitas pessoas que trabalham em profissões mais comuns e tradicionais!

Ademais, o que você não vai ter de jeito nenhum é tédio, pois trabalhar dirigindo permite que você conheça diversos tipos de pessoas, bem como te dá abertura para fazer novos amigos e – tudo isso – ganhando bem, ouvindo uma musiquinha enquanto dirige e jamais ficando acomodado por ter que lidar sempre com a mesma rotina.

Se você optou por ser um caminhoneiro saiba que trabalho não vai faltar, afinal de contas, todos nós precisamos diariamente dos insumos transportados por esses profissionais tão necessários! Siga firme no seu propósito e tenha convicção que fez a escolha certa, tudo bem?

E daí, você conseguiu verificar se possui perfil para sair por aí dirigindo um caminhão e fazendo disso seu trabalho de todos os dias? Bacana, não é mesmo?

A Trucão tem o prazer de sempre disponibilizar informações importantes sobre diversos assuntos relacionados à profissão ou dicas interessantes para manter o seu caminhão rodando com qualidade!

Que tal você continuar conosco e entender mais sobre essa área? Vem ler nosso conteúdo sobre a importância de fazer um rodízio de pneus periodicamente e de maneira certa!

Deixe um comentário