O reparo de peças móveis e internas é um dos aspectos mais importantes para garantir uma rodagem segura. Todo e qualquer detalhe faz diferença no motor, por isso é importante estar sempre atento a maneira como o seu veículo se comporta, para entender se é necessário a regulagem de válvulas no seu caminhão.
Mas como saber qual o momento certo? Bem, você como motorista experiente conhece seu próprio veículo, concorda? Sabe quais barulhos são comuns e quais indicam que algo não está ocorrendo bem. É justamente isso que indica o momento ideal para regular as válvulas do seu caminhão, o ruído acentuado do cabeçote do motor!
Contudo, existem outros fatores que podem sinalizar a necessidade de regulagem e precisam ser considerados. Quer entender quais são esses fatores e como eles indicam o momento ideal para fazer a regulagem de válvulas no caminhão?
Continue rolando a página e confira na sequência tudo o que o grupo de especialistas da Trucão preparou para que você. Entenda o momento adequado para realizar os ajustes!
Quando checar a regulagem de válvulas no caminhão?
A regulagem adequada da folga de abertura das válvulas de admissão e escape é um dos princípios mais importantes quando desejamos manter o bom funcionamento do caminhão. Qualquer milímetro a mais ou a menos pode causar danos é o que basta para danificar o conjunto.
Ela ajuda a preservar a vedação de maneira qualificada, promovendo a preservação das peças, caso contrário é possível acontecer vazamento de gás, o que pode, por exemplo, levar os componentes a serem gastos mais prematuramente.
Além de prestar atenção na maneira como o motor se comporta, tentando identificar ruídos diferentes e estranhos, que não fazem parte do dia a dia na rodagem, é preciso observar também como está se dando o rendimento. Caso haja diferença, quando comparado ao consumo comum, é possível que esteja na hora de regular as válvulas.
Outro aspecto interessante, e que deve ser observado, é se está havendo superaquecimento do motor. Caso você perceba que ele esteja esquentando mais do que o comum para um funcionamento adequado, talvez seja o momento de efetuar a regulagem.
Claro que esses fatores não estão exclusivamente ligados a necessidade de regulagem de válvulas no motor do seu caminhão. Outros problemas podem estar acontecendo, que não esteja relacionado às folgas das válvulas.
Por isso, é importante consultar um especialista em mecânica, pois ele terá equipamentos apropriados – como aparelhos em ar comprimido e nitrogênio – para verificar com certeza e eficiência se o problema é decorrente de mau assentamento entre a válvula e a sede.
Agora que você sabe como identificar se está no momento de regular as válvulas no motor do seu caminhão, que tal compreender como executar o procedimento? Continue rolando a página e confira!
Como fazer a regulagem básica de válvulas no motor do caminhão?
A grande maioria dos motores produzidos hoje são do tipo Ciclo Otto ou, em caso de modelos mais leves, Ciclo Diesel. Esses exemplares não precisam de ajustes periódicos, contudo existem outros mais “antigos” sem o recurso de tuchos hidráulicos e que necessitam de verificações esporádicas.
A verificação das medidas e o ajuste são semelhantes para motores do tipo Ciclo Otto ou Diesel, tendo variação conforme o número de cilindros que fazem o acionamento do motor. Enfim, existem duas maneiras de proceder com a regulagem: por meio de balanço de válvulas ou com plena abertura.
É importante salientar que o procedimento que iremos expor agora é básico e não substituem o olhar de um profissional técnico certificado. Por isso, caso não sinta segurança em executá-lo sozinho, procure um mecânico com conhecimento para o modelo do seu veículo e pela para ele realizar o processo.
Regulagem em balanço – Motor MB diesel
- Esse modelo de motor, conhecido pela sua robustez, possui regulagem fácil de seus quatro cilindros. A ordem de ignição é 1-3-4-2, sendo que o cilindro está posicionado rente ao sincronismo. Além disso, é importante fazer a regulagem com o motor frio. Preste atenção nisso!
- A ordem de regulagem para esse modelo ficará o primeiro cilindro ficará em quarto no balanço. Já o segundo ficará combinado com o terceiro em balanço. O terceira ficará com o segundo e, finalmente, o quarto ficará com o primeiro em balanço;
- Para executar o procedimento você deverá colocar as válvulas presentes no gêmeos em balanço. Para conseguir fazer os movimentos de regulagem de forma correta, é preciso ter em mãos uma chave allen de 5 milímetros, pois ela irá servir para segurar a haste que aciona o balancim. Além disso, também precisa contar com uma chave combinada de quatorze milímetros para efetivar a soltura da contraporca;
- As folgas nominais da válvula precisam ser, na admissão, de 0,40 milímetros. Já na exaustão de 0,60 milímetros;
- Agora, você precisa fazer o posicionamento correto da lâmina no meio da cabeça da válvula e do balancim. Já, no caso das válvulas de admissão, é preciso posicionar a lâmina entre o contato e o cavalete de acionamento;
- Faça a soltura da contraporca para movimentar o fuso, utilizando a chave allen. Aproxime o contato do balancim na lâmina e faça o aperto da contraporca. Observe como se dá a movimentação da lâmina, para perceber se a folga está adequada;
- Para fazer aplicação do torque de 25Nm na contraporca é preciso fazer uso de um torquímetro e regular a haste que aciona o balancim. Ao final, faça uso mais uma vez da lâmina para conferir se a folga está adequada.
Queremos salientar, mais uma vez, que essa é apenas uma demonstração de regulagem em balanço. Assim como informamos anteriormente, há formas diferentes de executar o procedimento.
Caso você sinta dificuldade, peça orientação a um profissional mecânico qualificado pois, executado de maneira incorreta, a regulagem de válvulas pode trazer muitos problemas.
Aqui no blog da Trucão nós trazemos diversas informações relevantes sobre o trabalho do caminhoneiro, estilo de vida e dicas de manutenção. Continue se informando com a gente! Aproveite e faça a leitura do nosso texto sobre a lei da balança e saiba tudo o que envolve essa importante normativa para caminhoneiros!