Saiba qual o melhor caminhão para começar a trabalhar

Na hora de escolher um caminhão é muito importante levar em consideração as especificações gerais do veículo, pois dependendo do motor e do cavalo mecânico, por exemplo, o valor do investimento muda, além disso, é necessário alinhar a capacidade do modelo com as necessidades do motorista para garantir o melhor custo-benefício.

Se você é um profissional autônomo ou deseja começar a carreira na estrada e tem dúvidas sobre quais são os melhores caminhões para iniciar nessa área, confira logo abaixo 5 opções mais usadas pelos motoristas, além disso, no final do texto, veja também quanto ganha em média um caminhoneiro que tem o próprio caminhão.

1 – Atron 2324

Se você deseja começar a trabalhar com um caminhão robusto, o Atron 2324, da fabricante Mercedes-Benz, é uma opção de veículo excelente, pois possui mecânica de alta durabilidade e confiabilidade. Além disso, a parte interna de alguns desses veículos proporcionam um conforto superior comparado aos caminhões com cabines menores.

 

Geralmente esse modelo já conta com sofá cama, banco do motorista com regulagem e sistema de ar. Dessa forma, você tem mais oportunidades de aproveitar viagens mais tranquilas, sem a necessidade de parar várias vezes durante o percurso para relaxar.

2 – Volvo FH 440

Um dos aspectos principais que os caminhoneiros iniciantes procuram antes de garantir o seu veículo é a potência, pois ela influencia diretamente na maneira que o caminhão percorre diferentes tipos de estradas. Por isso, o Volvo FH 440, da fabricante Volvo, entra como uma excelente opção.

Possuindo um cavalo mecânico forte e resistente, esse modelo também alia um motor robusto e econômico. Tudo isso porque o FH 440 é produzido com um motor D13A, rendendo 440 cavalos de potência.

3 – Mercedes-Benz L-1313

O modelo L-1313 da Mercedes-Benz também é um dos mais procurados pelos caminhoneiros que estão iniciando a carreira, pois hoje em dia é possível encontrar veículos usados, mas que ainda estão intactos e com alta qualidade. Isso porque com a fabricação de novas peças e acessórios, é possível incrementá-lo para garantir o seu melhor desempenho.

Sendo equipado com motor OM-325, esse modelo garante uma potência de 147 cavalos, contando ainda com uma caixa de marcha de 5 velocidades. Ao possuir uma construção robusta, o caminhão ainda pode ser encontrado em modelos que apresentam variações de configuração, como a 4×2 e 6×2.

4 – Mercedes-Benz 710

O caminhão Mercedes 710 possui capacidade máxima de tração de 9.100 kg e suporta na sua carga útil até 3.880 kg, por isso é um dos mais visados pelos caminhoneiros que projetam uma carreira em grandes cargas. Hoje em dia você encontra esse modelo pelo valor, em média, de 70 mil reais.

Por isso, se você deseja fazer um investimento que não seja tão alto e que ainda te garanta um custo mínimo com a manutenção, essa é uma excelente alternativa, pois entrega 110 cavalos e ainda possui alta durabilidade para você fazer suas viagens sem se preocupar com as peças e o motor.

5 – Ford Cargo 2428

Sendo equipado com motor de 6 cilindros, o Cargo 2428 possui 275 cavalos de potência, permitindo maior resistência e velocidade até nas estradas íngremes. Além disso, esse caminhão é equipado com uma caixa de marcha contendo 6 velocidades, já o motor também surpreende, pois com ele é possível encarar várias jornadas.

Em relação às especificações do veículo, atualmente é possível encontrar opções usadas e com todo o aparato necessário para o seu conforto, como direção hidráulica, climatizador, câmbio automático e ar quente.

Agora que você conheceu os 5 melhores caminhões para começar a trabalhar, está preparado para identificar aqueles que mais se adequam com as suas necessidades e aproveitar experiências excelentes na estrada, além de, é claro, investir na opção mais econômica para você.

Quanto ganha um caminhoneiro que tem o próprio caminhão?

A rotina de um caminhoneiro geralmente possui muitas funções, pois além de levar a carga em vários pontos do país, ainda é preciso conferir sua quantidade exata, como também respeitar prazos e as leis de trânsito. Por esse motivo, muitos profissionais que estão iniciando têm dúvidas quanto ao salário.

Segundo o Portal Salário, no qual apresenta resultados de pesquisas sobre cargos e valores pagos aos profissionais de vários setores do Brasil, a média salarial de um caminhoneiro é de R$ 1.913,55 com carga horária semanal de 44 horas. Esse dado é baseado nas informações de mais de 5 mil salários analisados.

Contudo, esse valor varia dependendo da forma empregatícia do caminhoneiro e da quantidade de carga que ele transporta durante o mês. Segundo profissionais da área, um caminhoneiro que tem o próprio caminhão pode ganhar até 7 mil reais em 30 dias, mas esses dados podem variar bastante nas regiões do Brasil e até mesmo pelo tipo de carga.

Agora, ficamos por aqui! Se você tem alguma dúvida ou opinião sobre o conteúdo deste post, deixe um comentário aqui embaixo que em breve nós da Trucão te responderemos! Continue nos acompanhando no blog e conferir toda semana um conteúdo novo relacionado a vida de caminhoneiro, veículos e muitos outros assuntos.

Deixe um comentário