Qual a Melhor Geladeira para Caminhão? Saiba Como Escolher!

A vida de um caminhoneiro não é fácil. Essa classe pode chegar a ficar semanas da estrada, rodando pelo país inteiro e realizando uma função indispensável para o mercado.

Alguns acessórios e equipamentos podem trazer conforto para a viagem, facilitando a vida do caminhoneiro. Entre esses aparelhos está a geladeira, também conhecida como refrigerador automotivo.

Esses aparelhos não eram tão potentes quando surgiram, eles não conseguiam alcançar temperaturas muito baixas, por isso, eram pouco usados. Porém, os modelos recentes têm se mostrado bem melhores nessa função e a procura por modelos de boa qualidade está aumentando consideravelmente.

Se você está pensando em comprar uma geladeira para o seu bruto já deve ter percebido que as opções disponíveis no mercado são muitas e bem diferentes. Características como tamanho, voltagem e lugar de instalação devem ser bem observadas na hora da compra.

Acompanhe o post que a QAP preparou para te ajudar a fazer uma compra assertiva que trará mais conforto e praticidade para suas viagens. Continue a leitura e confira!

Como a geladeira de caminhão funciona?

Os modelos de geladeira para caminhão funcionam basicamente como a geladeira doméstica comum. Mas existem algumas diferenças na forma de alimentação e na estrutura que fazem esses modelos serem próprios para um veículo.

Inclusive não é apenas no caminhão que esses modelos podem ser instalados. Outros veículos como trailers e ônibus de viagens também podem receber o equipamento.

Normalmente a geladeira vem com uma ligação de 12 ou 24 volts, que está presente na maioria dos painéis. Esta saída costuma ser usada para carregar aparelhos eletrônicos. Outra opção não tão comum é o uso de baterias.

Sua carga é relativamente pequena, mas pode ajudar no meio de uma viagem curta. Por último podemos citar o uso de um inversor para adaptar a voltagem de uma tomada com 127 ou 220 volts para os 12 ou 24 exigidos pelo equipamento.

Quais são os modelos de geladeira para caminhão?

A seguir falamos sobre as opções disponíveis para quem deseja ter um equipamento congelador no seu caminhão. A escolha deve ser feita com cuidado para evitar futuras dores de cabeça com mau funcionamento.

Frigobar

Muitas pessoas podem acabar optando por comprar um frigobar para instalar no veículo. Eles são mais baratos e podem ser usados com a ajuda de um inversor. Mas você deve ter cuidado, essa opção tem muitos riscos.

O primeiro é que o frigobar não foi feito para estrada, onde pode sofrer com poeira, luz do sol, impactos sofridos na estrada, etc. Equipamentos assim foram pensados para ficar em um local fixo, protegido das ações externas.

Outra coisa que se deve considerar é o aumento do consumo da bateria do próprio caminhão. Que pode chegar a até 20%. Isso representa uma perda muito grande no custo-benefício.

Além disso, esses aparelhos podem apresentar um pico no uso de energia quando são ligados. Se o aparelho não alcançar esse pico na hora do funcionamento ele pode nem ligar.

Geladeiras para caminhão

O refrigerador para caminhão, por outro lado, oferece benefícios mais atraentes que devem ser levados em consideração na hora da compra. Eles tem um preço elevado, mas que pode valer a pena, confira!

A primeira diferença desse equipamento é que ele foi projetado especialmente para o uso na estrada. Sua estrutura é reforçada para suportar as dificuldades da rotina e também para ser instalada no caminhão.

Além disso, o isolamento térmico desse tipo de geladeira é mais robusto, isso ajuda a manter a temperatura dos alimentos mesmo com o calor gerado pelo sol e pelo próprio veículo.

Outro ponto interessante é que a instalação do equipamento pode ser feita em uma ligação de 12 ou 24 volts sem medo. Já que esses equipamentos são próprios para o uso na estrada. Isso dispensa a necessidade de inversor.

Tamanho e instalação

Quando estiver procurando o equipamento refrigerador para o seu bruto, lembre-se de ter em mente o lugar em que ele será instalado. As medidas variam de acordo com o modelo.

O uso de uma geladeira maior ou menor vai depender da sua necessidade. Coisas como tempo de viagens, quantidade de alimento e orçamento devem ser considerados.

A instalação desses equipamentos deve ser feita sempre por um profissional. Procure alguém da sua confiança e garanta um serviço bem feito. Assim você não corre riscos e aproveita bem o seu equipamento.

O que considerar na hora de escolher sua geladeira de caminhão?

Agora que você já conhece os tipos de geladeira que podem ser usados no seu caminhão. Lembre-se que investir em bons equipamentos é investir diretamente na qualidade e no conforto do seu trabalho. Confira o checklist que a QAP preparou para você não esquecer nenhum ponto:

  • Qual a voltagem do equipamento?
  • Quais são suas medidas?
  • Onde ele será instalado?
  • Qual sua capacidade?
  • Qual a quantidade ideal de espaço considerando meu número de viagens?

Gostou do post? Confira as informações que separamos para te ajudar a fazer uma boa manutenção preventiva no seu veículo. Assim você não corre riscos na estrada. Continue acompanhando o blog da QAP para ficar por dentro de tudo!

Deixe um comentário