Como financiar um caminhão? Confira as dicas da Trucão!

Como financiar um caminhão? Entenda como comprar ou trocar seu bruto!

Comprar um veículo de grande porte, como é o caso dos caminhões, requer examinar muito bem os tipos de financiamentos possíveis. Como é um grande investimento, não basta somente selecionar o modelo mais adequado para o serviço, também é necessário entender quais taxas estão ligadas a essa compra!

Você sabe como financiar um caminhão? Nós, do blog da Trucão, elaboramos um guia que te ajudará a entender tudo o que precisa para comprar ou trocar seu bruto! Quer ficar por dentro de todas as informações? Continue rolando a página e confira na sequência!

O que é um financiamento de caminhão?

De maneira geral, o financiamento é um tipo de empréstimo feito de maneira terceirizada, por meio de uma empresa especializada no ramo. Esse empresa, com base em dados sobre a vida financeira do cliente, irá determinar se será possível disponibilizar o valor necessário para compra!

O pagamento ocorre por meio de um planejamento mensal – que pode durar alguns anos – em que você deverá pagar o valor da parcela acordada com a instituição financeira que emprestou o capital de compra.

Em alguns casos, é possível conseguir um financiamento de 100% do valor do caminhão, contudo o valor da parcela pode oscilar de uma empresa para outra. O que isso quer dizer? É importante pesquisar muito bem antes de entrar em um acordo de empréstimo, pesquisar oportunidades e avaliar se o valor da parcela cabe no bolso.

Por isso, conhecer os tipos de financiamento pode dar uma vantagem na compra, conduzindo a um bom contrato, com parcelas justas e que não irão comprometer a sua vida financeira – afinal de contas, seu bruto também precisa passar manutenção, o que demanda dinheiro.

Quais os tipos de financiamento de caminhão?

Já comentamos sobre as possibilidade de financiamento presentes no mercado, certo? Pois é, existem diversas instituições financeiras que proporcionam esse serviço e conhecê-las faz com que seja possível encontra o empréstimo que melhor encaixa em nosso orçamento. Veja as principais:

1 . Fimane – BNDS

Se você vive o estilo de vida caminhoneiro, provavelmente já deve ter ouvido falar do Fimane. Um dos financiamentos mais comuns e requisitados por pessoas jurídicas e físicas, é também fornecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, mais conhecido como BNDS.

De acordo com a instituição, é possível realizar o financiamento de 100% em um caminhão de até dez anos de rodagem. O mais interessante é que eles permitem o parcelamento em até setenta e duas vezes.

Por isso, se sua intenção for adquirir um caminhão novo, talvez essa modalidade de financiamento seja interessante. Contudo, antes de aderir a ela, é importante salientar que as normas do BNDS tendem a variar de pessoa jurídica para física, tendo mudanças na margem de capital disponibilizado, prazos de pagamento e juros.

2 . Crédito Direto ao Consumidor – CDC

Outro financiamento bastante conhecido pelo público caminhoneiro é o CDC. Ele dá margem para comprar de diversos tipos de caminhões, como o Truck, por exemplo. Contudo, diferente do exemplo anterior que era disponibilizado somente pelo BNDS, esse contempla várias instituições financeiras.

Assim como outro financiamentos, a instituição disponibiliza o capital, que deverá ser pago em parcelas e juros determinados no momento do fechamento do acordo. Aliás, nesse tipo de empréstimo o caminhão deve sair no nome do comprador ou, em caso de pessoa jurídica, na razão social da empresa.

Contudo, ele aparece mais como um segunda alternativa, quando o BNDS não dá certo. Isso pois, no crédito direto ao consumidor o número de parcelas é reduzido, chegando no máximo em sessenta vezes, além de contar com juros mais altos.

Porém, se você está considerando optar por essa modalidade de financiamento, é interessante dizer que as parcelas podem ser adiantadas, o que resulta em uma boa redução na taxa de juros. E daí, o que achou?

3 . Leasing Operacional

Um pouco menos conhecido que os demais, com o financiamento Leasing Operacional é possível adquirir vários tipos de caminhões, como o modelo 3/4, por exemplo. Esse tipo de empréstimo funciona como uma espécie de locadora de veículos, que pode resultar na compra do produto ao final das parcelas.

Contudo, dentro desse tipo de financiamento para caminhão existem duas modalidades distintas – leasing operacional e leasing financeiro – que possuem características muito importantes. Vamos conhecê-las?

Leasing Financeiro

Nessa modalidade de empréstimo, o motorista efetua um contrato, referente ao uso do caminhão, em que deverá pagar um valor específico por mês. Ao final do tempo de contrato, é ofertado ao caminhoneiro a possibilidade de compra do veículo por preço menor.

Leasing Operacional

Ao contrário do formato anterior, no leasing operacional, o valor da parcelar por ser um pouco menor, contudo, ao final do financiamento, só possível adquirir o caminhão se houver o pagamento de 80% do valor total.

Nos dois caso, o empréstimo fica condicionado ao nome da empresa que está fornecendo o financiamento do veículo, diferente de outros formatos que exigem o caminhão no nome do cliente, a exemplo do CDC.

4 . Consórcio

O consórcio também pode ser considerado uma modalidade de financiamento. Nele, é possível comprar diversos tipo de caminhões, como por exemplo o modelo 1620. Contudo, ao contrário das opções anteriores, nele não é possível ter o veículo de imediato.

Para você entender melhor, o consórcio funciona como um tipo de financiamento de fundo coletivo. Como assim? Nele, é parcelado o valor total do caminhão interessante a um grupo de pessoas, que deverão pagar parcelas referente a quantidade de vezes em que elas foram divididas. Há consórcios de caminhões que chegam até noventa e seis vezes, por exemplo.

Além disso, enquanto nos demais financiamentos haviam taxas de juros, no consórcio não. A único encargo pago é um valor administrativo, que varia de 9 à 15% sobre o valor total do produto. Entretanto, essa taxa é dividida entre os participantes, o que colabora para um quantia bem menor.

Mas e quanto ao caminhão? Bem, todos os meses acontece um sorteio em que uma pessoa será contemplada. Ela pode escolher entre “tirar” o veículo ou pegar a carta de crédito. Muitos caminhoneiros, por exemplo, consideram mais vantajoso a segunda opção, pois assim podem comprar um caminhão de valor menor e quitar as demais parcelas.

E daí, qual dessas opções parece mais interessante para o seu caso? Independente de optar por qualquer uma delas, antes vale a pena conferir algumas dicas para não errar na escolha. Pensando nisso, na sequência, nós apresentamos algumas que vão te ajudar optar pelo financiamento certo! Confira!

Como fazer um bom financiamento de caminhão?

Para acertar no tipo de financiamento para caminhão, é preciso considerar passos básico, porém muito eficientes, que irão te conduzir a fazer a melhor escolha. Por isso, nós consultamos nosso time de especialistas e desenvolvemos 6 dicas que vão de ajudar nessa empreitada.

1 . Planeje antes

Antes de escolher o modelo de bruto que você deseja e sair por aí assinando contratos, lembre-se de planejar sua vida financeira para receber esse nova despesa. Muito caminhoneiros se queixam de não ter condições de efetuar o pagamento das parcelas, por exemplo, por não terem feito um planejamento prévio. Pense nisso!

2 . Determine o modelo

Tendo estudado suas contas financeiras e delimitado até qual parcela você consegue pagar sem sufoco, agora é a hora de escolher o modelo de caminhão. Leve em consideração o tipo de trabalho que você executa, por exemplo. Para quem está começando, talvez seja interessante estudar um pouco mais sobre o nicho e entender em que ramo deseja ingressar!

3 . Estude o melhor crédito

O momento agora tem a ver com procurar o melhor crédito para a compra do modelo escolhido. Lembre-se de estudar muito bem as propostas, entender passo a passo como funciona o financiamento e optar pela menor taxa de juros. Ah, não esqueça de considerar o planejamento nessa etapa.

4 . Barganhe as condições de pagamento

Não basta encontrar o melhor crédito, é necessário ainda conseguir o melhor que ele pode oferecer. Por isso, despois de ter escolhido aquele que mais tem a ver com o que você deseja, negocie as condições de pagamento. Aliás, aqui também vale a pena brigar por taxa menores. Beleza?

5 . Organize a documentação

Depois de ter escolhido o melhor crédito, feito cotações, encontrado o que mais se adequa ao seu contexto financeiro, agora é preciso preparar toda a documentação. Esse é um dos pontos que mais costumamos falhas, tende que ir até a financiadora para levar a papelada de acabamos esquecendo. Lembre-se de deixar tudo certo para não atrasar a entrega do seu bruto novinho.

6 . Feche o contrato

Pronto! Agora é o momento de fechar o contrato e pegar a chave do seu bruto para começar a roda por aí. Contudo, lembre-se de não assinar nada sem ler todas as informações? É preciso entender todas as clausulas e compreender os efeitos de não cumpri-las. Mas, se você já fez isso, então não tem problema!

E aí, esse post te ajudou a entender mais sobre como financiar um caminhão? Esperamos que sim! Ah, sabe esse conteúdo que você acabou de ler, aqui no blog da Trucão nós temos muitos outros como esse! Aliás, o que a gente mais adora falar é sobre o universo caminhoneiro!

Que tal fazer uma nova parada em nosso post sobre a lei da balança e ficar por dentro para não ser surpreendido com uma multa? Te espero por lá, beleza?

Deixe um comentário