Personalizar Caminhões? Dicas e Instruções com a Trucão

Personalizar Caminhões? Dicas e Instruções com a Trucão

A definição de casa para quem vive nas estradas é um pouco diferente do usual, não é mesmo? O caminhão se torna o seu lar na maior parte do tempo e a vontade de deixá-lo cada vez mais confortável, eficiente e com a sua personalidade é algo constante!

Pois saiba que a arte de personalizar caminhões não é uma tarefa complicada de fazer. Há diferentes maneiras de customizar o seu parceiro de viagem! O limite será a sua imaginação e o seu orçamento para compra de acessórios e contratação de um serviço de qualidade que irá te ajudar a concretizar o sonho de um caminhão com visual arrojado.

Inspire-se com as ideias de customização que o blog da Trucão Autopeças trouxe hoje e fique por dentro do que é liberado ou proibido pelos órgãos regulamentadores de trânsito quando o assunto é caminhão personalizado!

Dicas para personalizar caminhões

O exercício de mentalizar a estética do seu caminhão dos sonhos é o primeiro passo para decidir quais tipos de personalização valem a pena investir no seu automóvel de carga!

Se você curte um visual mais conservador, acessórios mais discretos são ótimas opções a considerar. Caso o seu gosto pese mais para o lado ousado, as apostas em peças com design mais agressivo conquistarão o seu coração! Confira a nossa lista de indicações para personalizar caminhão que todo caminhoneiro deveria conhecer:

1) Invista em rodas com personalidade

Pintura cromada nas rodas do caminhão é a aposta clássica de personalização que não tem erro! A aparência fica ainda mais interessante se colocar capas nas porcas dos pneus com cores e desenhos chamativos. Com certeza essa será uma intervenção que dará gosto de ver o resultado final!

Contudo, nem todos os modelos de capas são permitidas pela lei. O artigo 2º da Resolução nº 426/2012 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe as capas com estilo spike – design que pode ser cortante e aumentar o risco de acidentes no transporte rodoviário.

Quanto à troca por pneus mais largos, a lei também prevê uma restrição quanto ao tema. A largura dos pneus não podem ultrapassar o tamanho dos paralamas.

2) Aposte em um sistema de som de alta qualidade

Customizar o seu parceiro de trajeto não significa alterar apenas a parte visual dele, você pode ir além! Faça um levantamento de preços de possíveis equipamentos para caminhões que entregam qualidade na emissão de som. Assim, você torna a sua viagem mais agradável ouvindo as suas músicas favoritas.

4) Procure capas customizadas para bancos

Conforto e beleza podem caminhar juntos, certo? Este é o caso das capas para bancos de caminhões. Seja mudando a cor, estampando com uma frase importante para você ou usando um tecido de toque mais agradável, a cabine do seu automóvel ficará incrível com bancos estilizados!

5) Expresse seu estilo por meio da adesivagem

A variedade de adesivos e apliques existentes nas lojas de autopeças é de encantar os olhos de qualquer um. Você pode colar frases engraçadas, religiosas, motivacionais ou até mesmo declarar seus sentimentos a quem te aguarda em casa!

6) Faça intervenções arrojadas na pintura do caminhão

Desenhos que chamam a atenção são excelentes maneiras de dar um toque especial às diferentes partes do caminhão. Peças como puxadores, aros, paralamas, carroceria e retrovisores são alguns itens fáceis de estilizar e que ajudam a destacar o seu automóvel dentre os demais.

Procure na internet por artes com grafismos, desenhos de chamas e caveiras, por exemplo. Desse modo, você consegue se sentir inspirado o suficiente para ter o projeto de pintura dos seus sonhos! Mas, atenção: a cor original deve continuar sendo predominante conforme a lei dispõe. Caso contrário, será preciso avisar o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e cumprir a burocracia exigida pelo órgão.

Caminhão personalizado: o que a lei não permite?

Incluir acessórios no caminhão não está vinculado apenas ao desejo do seu veículo. Por envolver aspectos importantes de segurança, há uma série de regras que precisam ser cumpridas na hora de personalizar caminhões. O não cumprimento pode acarretar o aumento da sua pontuação de multas na carteira de motorista.

Por exemplo, ao customizar os bancos da cabine, o cinto de segurança não pode ser retirado. Se você deseja customizar este equipamento obrigatório também, não se esqueça de que a alteração não pode comprometer em hipótese alguma o nível de proteção que o item deve ofertar aos passageiros!

Há ainda outros tópicos importantes sobre a customização de caminhões que estão regulamentados por lei e que influenciam diretamente no seu sonho de personalização. Continue a leitura e veja quais são eles:

Película escura nos vidros do caminhão

Veículos com vidros muito escuros ou espelhados podem ser considerados uma infração de trânsito segundo a Resolução 254 do Contran. O órgão regulador estipula que a película deve ter uma transparência mínima de:

  • 70% no para-brisa colorido;
  • 75% no para-brisa incolor;
  • 28% nos vidros das janelas laterais traseiras e no vidro de trás.

É válido ressaltar que a película escura não garante proteção contra os raios solares – como muitos acreditam por ai! Hoje em dia, é possível encontrar diversas opções de películas certificadas para atender essa demanda sem precisar escurecer o vidro, protegendo o caminhoneiro e respeitando a lei.

Uso de painéis luminosos

A fim de prezar pela ordem no trânsito e concentração na direção, o Contran proibiu a aplicação de painéis luminosos em veículos, com exceção dos ônibus. Segundo a resolução 580, o descumprimento da regra pode gerar 5 pontos na CNH e o pagamento de multa. Portanto, tenha cuidado ao alterar o sistema de iluminação do caminhão!

Instalação de farol xênon

A invalidação do uso deste tipo de farol veio com a resolução 384 que entrou em vigor no ano de 2011. Desde então, a sua utilização é permitida em apenas duas situações:

  1. Farol xênon como parte das peças vindas de fábrica do caminhão comprado;
  2. O dono do veículo regularizou o seu caminhão com farol de xênon no período anterior à lei criada.

Como consequência do não cumprimento, o agente de trânsito pode determinar multa grave na sua carteira. Além disso, você terá um prazo para trocar os faróis. Somente assim será possível voltar a rodar com seu caminhão pelas cidades!

Recentemente, a utilização de farol LED também sofreu algumas alterações em lei. Os motoristas devem ficar alertas antes de optar pela troca dessa peça luminosa. Você pode saber mais sobre essa atualização lendo o post “Farol de LED é permitido? Descubra o que muda em 2021!“!

Mudanças na suspensão dianteira

Para não ter problemas com a lei, lembre-se de que é proibido arquear a traseira do caminhão se o nível de inclinação ultrapassar o limite previsto pela Resolução 479 de 2014. O Cotran admite até 2 graus de inclinação para caminhões com mais de 3.500 kg como técnica para equilibrar melhor a carga transportada. Exceto este caso de caminhão arqueado, não é possível rebaixar todo o caminhão ou alterar a suspensão dianteira.

Alteração nos freios

Sempre que o sistema de freios apresentar algum tipo de falha, é preciso providenciar a sua substituição por peças originais de fábrica. Não faça nenhum tipo de modificação! A personalização desse tipo de peça não é permitida em lei, já que é um item de extrema importância para a segurança de motoristas, pedestres e animais que transitam pelas vias.

Caminhões tunados

Muitos caminhoneiros têm o sonho de tunar o veículo para ganhar potência sem precisar alterar o motor, o que também ajuda a evitar maiores gastos com combustível.

Se analisarmos a legalidade dessa customização, a regulamentação prevê a possibilidade de usar nitro e turbos que aumentem até 10% a potência do caminhão. Para além disso, a lei não permite que um automóvel de carga seja tunado acima desse padrão por existir a possibilidade de ficar instável nas estradas.

Caso a fiscalização avalie o seu veículo e descubra que o seu caminhão é tunado acima do limite permitido, a penalização será infração grave e retenção do veículo para regularização conforme a lei.

Viu como a customização do seu bruto deve ser pensada com muito cuidado? Tendo estas regras em mente, fica mais fácil deixar o caminhão mais estiloso sem correr o risco de ser multado e tomar prejuízos.

Esperamos que o conteúdo de hoje tenha te ajudado, parceiro de estrada! Para continuar se informando, continue acompanhando os posts do blog da Trucão Autopeças e aprenda dicas importantes para ter o melhor desempenho nas rodovias. Acesse aqui e veja 5 opções de pneus para ter um caminhão mais seguro!

Nos vemos por lá!

Deixe um comentário